A próxima definição é a de relação na qual formaliza-se o teor de uma tabela como ele é definido no modelo relacional. Antes de falar sobre normalização, é necessário utilizar alguns termos a partir do modelo relacional e defini-los na teoria de conjuntos. Estas definições muitas vezes https://tudorondonia.com/noticias/desmistificando-a-ciencia-de-dados-o-que-esperar-dos-9-meses-de-bootcamp-intensivo-da-tripleten,119485.shtml serão simplificações de seus significados originais, uma vez que somente alguns aspectos do modelo relacional são levados em consideração na normalização. As tabelas geralmente são normalizadas até a terceira forma, a quarta e quinta formas normais tratam de problemas específicos.
A normalização temporal envolve a criação de tabelas separadas para dados históricos. Dessa forma, é possível ter uma visão completa do histórico de um determinado dado, permitindo análises mais precisas e informadas. É importante lembrar que para uma relação atender as exigências de uma forma normal, se faz necessário que esta obedeça as regras da forma normal anterior.
Onde posso aplicar o conceito de normalização?
A tabela Preços se relaciona com a tabela Produtos através da chave primária e a chave exterior ID_Produto, e armazena o preço de cada produto em um dado momento. Desta maneira, a tabela Detalhes do pedido apenas precisa armazenar curso de cientista de dados as colunas ID_Produto e Quantidade de cada produto, e a informação sobre o preço pode-se recuperar mediante consulta à tabela Preços. Esta estrutura permite evitar a redundância de dados e garantir a integridade da informação.
- É raro encontrar-se casos de tabelas que estejam na 3FN, mas não na 4FN.
- Do mesmo modo que a anterior, esta forma normal é bem específica também.
- Nada te impede de chegar até a 5FN ou até mesmo na DKNF e ainda assim ter um banco de dados mal-projetado, gambiarrado e/ou inadequado se ele foi mal-idealizado por razões alheias à normalização.
- Com essa reorganização, agora temos a tabela “ItensVenda” que armazena apenas os detalhes dos itens vendidos, evitando a repetição do nome do produto.
- Que é um conceito mal entendido pela maioria das pessoas achando que o problema é a repetição.
- Por exemplo, em um sistema de vendas, as entidades podem ser clientes, produtos, pedidos e vendedores.
Na qual alguns atributos não-chave são dependentes de outros atributos não-chave. Regra 3 – Valores nulos não devem ser utilizados de forma sistemática, independente do tipo de dado ainda que para representar informações inexistentes e informações inaplicáveis. Refere-se à combinação de valores de atributos multivalorados disjuntos (y e z). Considere um Pedido número 00001, para este pedido se observarmos o formulário em papel teremos muitos campos a considerar, contudo usaremos apenas alguns para facilitar o entendimento.
Banco de Dados – Chave Estrangeira
De maneira simples, normalização é um artifício para eliminar as redundâncias do modelo de banco de dados relacional. Redundância é a repetição de um ou mais dados no modelo, que pode ocorrer de forma intencional ou não (dependendo do objetivo a ser traçado). Esta nova tabela foi criada para poder relacionar telefones com o atributo código, que na tabela principal é a chave primária, sendo definida como chave estrangeira. Deixamos todos os dados definidos individualmente, ainda assim relacionados. Se você é um estudante universitário de ciências informáticas ou um profissional que trabalha no desenvolvimento de software, seguramente alguma vez deve ter escutado o termo “normalização de bases de dados”.
- As formas normais até FNBC são baseadas em dependências funcionais, exceto a 1FN, que faz parte da definição do modelo relacional.
- Forma normal prega que os atributos que não são chave devem ser independentes entre si e dependentes única e exclusivamente da chave primária da tabela.
- A normalização de dados é uma área da tecnologia voltada para o tratamento de dados.
- Entretanto, é possível identificá-los em suas tabelas de origem.
?️ Com uma sólida experiência em sistemas Linux, meu foco está em desmistificar o mundo open source, tornando-o acessível a todos. Desde tutoriais práticos até análises aprofundadas de distribuições, meu conteúdo visa capacitar usuários, desde iniciantes até profissionais avançados. Sintetizando, cada um dos subconjuntos é representado por uma nova tabela e referenciado na principal.
Conceito geral de normalização
Quando você optar por fazer pequenas variações das regras de normalização, você precisará ser mais cauteloso em forçar o BD quanto a sua integridade. Se você armazenar dados redundantes, crie algumas triggers e outros controles para garantir que as informações estejam consistentes. Se removermos o livro “A Fundação” do nosso banco de dados, perderemos os registros do autor, no caso, Isaac Asimov.